Por ter grande parte de sua área coberta por uma densa vegetação, formada principalmente por grandes árvores de madeira de lei, nativas da mata atlântica, a ilha do Arvoredo recebeu este nome.

A ilha tem 270 hectares de relevo montanhoso, distribuídos em mais de 3.000 mt de comprimento, 1.850 mt de largura e 300 mt de altitude. É a maior ilha da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

No lado sul existe uma base naval do Ibama, que fica ao lado do Farol da Marinha que tem um alcance de 24 milhas que funciona também como bússola, a ilha é um ponto de referência para as navegações dos mares do sul, a área é extremamente procurada para a prática do mergulho . É um dos melhores pontos de mergulho do Brasil e de fácil acesso lá encontra-se dos mais variados tipos de peixes e corais de formação exclusiva. A profundidade da água varia de 5 a 20 metros, e a visibilidade pode chegar a 18 metros, porém por pertencer a uma unidade de conservação de proteção integral é fechada para visitação mas no sul da ilha ainda são permitidos os mergulhos recreativos por agências licenciadas  e autorizadas, com saídas regulares o ano todo desde Bombinhas e Florianópolis. Sua fauna rica envolve espécies de aves, ofídios, répteis, quelônios e aves marinhas, algumas migratórias, acabam por fazer ninhos na ilha, muitas delas são muito difíceis de encontrar no litoral brasileiro.

A maior parte da Ilha está coberta pela Mata Atlântica, . A vegetação é praticamente intacta e como já mencionado anteriormente  a visitação e a pesca são proibidas. 

Além da mata nativa exuberante, instigantes inscrições rupestres povoam os rochedos dos costões da ilha. Conhecidas como itacoatiaras, elas são sinais inequívocos de que o homem pré-histórico visitou o lugar, onde também deixou oficinas líticas (lugares nas pedras para manufatura de ferramentas) e sítios arqueológicos do tipo sambaqui (depósitos de conchas, restos de cozinha e esqueletos). 

Resumindo a ilha abriga uma rica parte da história do sul do país, e um lindo bioma que está praticamente intocado e assim que deve permanecer para se manter o equilíbrio natural da fauna e flora, somente no sul da ilha que são permitidos os mergulhos recreativos.

1
Olá!
Em que podemos lhe ajudar?
Powered by