Um pouco da história

Em 1527, Sebastião Caboto, um navegador italiano a serviço do Rei da Espanha, desembarcou na Enseada de Zimbros e deu a ela o nome de São Sebastião. Logo após disso, parte da tripulação resolveu permanecer nas terras recém-descobertas e começaram a ocupação do local.

Ainda assim, anos mais tarde, para garantir o domínio sobre a região, Portugal mandou sua expedição e o navegador Manoel Gonçalves aportou na Enseada das Garoupas, que hoje faz parte do município de Porto Belo. A partir do ano 1735, começam a chegar os colonizadores de origem açoriana.

Ao contrário dos indígenas, entretanto, os colonizadores resolveram se fixar nas encostas dos morros, onde se dedicaram às plantações de feijão, mandioca, café, batata, cana de açúcar e de frutas.

Os Museus em Bombinhas



Museu Comunitário Engenho do Sertão

Atrações: É um espaço cultural dedicado à preservação da história e dos costumes de Bombinhas. O visitante conhece sobre a cultura, o folclore, a gastronomia e a história de Bombinhas.
O turista ainda pode provar a consertada (cachaça com café e especiarias), um patrimônio cultural de Bombinhas.

Museu de História Natural Charles Darwin

Atrações: Fica junto do Mirante Eco 360º, local onde você tem uma das vistas mais bonitas de Bombinhas. Tem como finalidade divulgar as teorias do naturalista britânico Charles Darwin, sobre a origem e a evolução da vida em nosso planeta na forma de exposições temáticas. Conta com materiais sobre Arqueologia Submarina (Peças de naufrágios de Bombinhas), Arqueologia (Esqueletos e artefatos do Homem do Sambaqui – Hominídeo pré-histórico habitante do litoral brasileiro) Anatomia Animal (Crânios de vários animais), Moluscos (Conchas terrestres, dulcícolas e marinhas de todos os continentes), Geologia (Rochas, minerais e meteoritos de todas partes do planeta), além de uma exposição sobre Baleias e Golfinhos e um Laboratório com cerca de 10 aquários e quaternários.

Instituto e Espaço Cultural em Bombinhas

Instituto Boi Mamão

É um espaço que recupera a tradição do folguedo ou a brincadeira do Boi de Mamão, uma das manifestações mais significativas e importantes da cultura catarinense. Os primeiros registros da dança do Boi de Mamão datam de 1840, quando os açorianos começaram a povoar a região do Vale do Itajaí e da grande Florianópolis. A manifestação envolve música, canto e dança com o tema: “morte e ressurreição do boi”. 

Espaço Cultural Engenho do Miminho

Atrações: É um antigo engenho de fabricação artesanal de farinha de mandioca. A estrutura, que tem mais de 200 anos, serve de ponto de encontro para eventos como a Tarde do Beiju. No local, o visitante descobre sobre como era a vida em Bombinhas antes da cidade começar a ser um polo turístico.

Para quem mergulha na história local

mostramos a você quais são as principais atrações culturais de Bombinhas. A principal intenção foi revelar que essa cidade tão especial, conhecida por suas praias exuberantes, não vive só delas. Mas, também conta com locais que são ricos em preservar a sua educação, a sua cultura e a sua história.

Dessa forma, é interessante pensar como essa cidade, que até 1992 era somente um distrito de Porto Belo, se desenvolveu a ponto de se tornar um dos pontos turísticos de destaque no Brasil.

Entretanto, se você tiver de optar entre todas essas atrações que separamos para você, não deixe de visitar o Mirante 360°. É que o local conta não apenas com uma vista inesquecível da cidade, a qual, por sinal, faz jus ao nome do local, mas também com atividades de ecoturismo e com o museu de história natural onde há diferentes exposições.

Venha passar suas melhores férias em Bombinhas com conforto e tranquilidade, vivencie uma experiência única com a melhor estrutura e serviços. A Pousada Riviera Bombinhas está localizada no centro a 40 metros da praia principal.


(47) 33630033 |  +5547996164911
reservas@pousadarivierabombinhas.com.br

Av. Vereador Manoel José dos Santos, 966
Praia de Bombinhas, Santa Catarina