Localizada no alto do morro que divide os bairros de Bombas e Bombinhas, é um dos mais importantes monumentos históricos do município. A Capela da Imaculada Conceição, é herança das tradições históricas e culturais de Bombinhas. É, também, cenário de alguns dos contos populares mais conhecidos do município, ligada a mistérios e lendas.

Sua história

Inaugurada em 1928, a Capela da Imaculada Conceição foi fruto do envolvimento entre as comunidades de Bombas e Bombinhas.  De maneira que o local pudesse atrair os moradores dos dois bairros, foi construída no morro que os separa. A grande dificuldade, no entanto, foi o transporte do material até o local, que na época era feito de carroça pelas rudimentares estradas de chão.

Pouco tempo após a sua inauguração, na década de 30, a capela foi atingida por um raio. A descarga elétrica atingiu sua cruz, feita de metal, danificando-a. Na época, o fato fez com que alguns moradores interpretassem o fenômeno como misterioso e associassem a estrutura e localização da capela como um local mítico e amaldiçoado. – Hoje, com o conhecimento científico, sabemos que não passa de uma reação física. A cruz, situada no alto do morro, se tornou um grande condutor de energia, naturalmente atraindo os raios.

Após ser atingida pelo seu primeiro raio, a capela foi restaurada e continuou intacta pelos próximos 40 anos. Durante esse período, era ponto de encontro da comunidade. As missas eram rezadas uma vez por mês por um padre que vinha de Tijucas.

Até que, em 1970, foi novamente alvo dos raios. Em uma única tempestade, foi atingida por três raios. O fenômeno destruiu toda a estrutura da capela, tornando-a quase irreparável. Foi, então, que as duas comunidades foram desmembradas. A comunidade de Bombinhas fundou a Capela Nossa Senhora dos Navegantes, enquanto Bombas fundou uma nova Capela da Imaculada Conceição.

Entre os anos de 1970 e 2000, a antiga capela foi completamente esquecida pelos moradores. O terreno onde ficavam as ruínas do antigo monumento histórico foi vendido e não se ouviu falar mais sobre ela. Mas as coisas mudaram em 2004.

Créditos: Setur Bombinhas

A Revitalização

Em 2004, através de iniciativas privadas, as ruínas da antiga igreja foram restauradas. Em meados de 2005, foi inaugurada, pela terceira vez, a Capela da Imaculada Conceição, em Bombinhas. Um dos principais objetivos da obra era se manter fiel à construção original, fator aprovado pelos moradores antigos do município.

Ao invés de uma cruz de metal, hoje a capela possui uma cruz de madeira, deixando-a menos exposta a fenômenos naturais como os raios que a atingiram nas décadas anteriores.

Importante destino turístico de Bombinhas

Hoje a Capela da Imaculada Conceição está inclusa no Roteiro Cultural de Bombinhas. Cenários de contos e lendas, é um importante destino turístico para se aprofundar nos costumes, tradições e histórias locais. 

créditos: Setur Bombinhas
Open chat
1
Olá!
Em que podemos lhe ajudar?